Dicas para Hetalia Cosplay

Trajes e Comportamentos

Cosplay é muito divertido. É uma ótima maneira de mostrar seu amor por uma série. Já fiz isso em várias ocasiões, principalmente para mostrar o amor por uma série não muito conhecida.
Contudo, cosplay de Hetalia é um pouco mais complicado do que a maioria dos outros. Os personagens representam os países e períodos/fatos históricos reais. Eles podem incluir elementos de uniformes militares, e, em alguns casos, o cosplayer pode ser confundidos com estes uniformes por pessoas não familiarizadas com Hetalia. E dependendo do contexto, as ações que você toma podem ter grandes repercussões. Comportamentos inadequados pode prejudicar suas chances de emprego no futuro, ou problemas trazer com seus pais ou na escola.

Aqui está uma lista de orientações a se considerar quando se representa o nosso fandom aos outros.
Vamos ser claros: não são regras. Nós não podemos aplicar como uma obrigação. Muitos contras, no entanto, se algumas não forem seguidas a diversão pode virar um caos sem motivo. Por favor, pelo menos, guarde em mente.

Para os cosplayers:
Mantenha as seguintes orientações em mente ao projetar seu traje e freqüentando convenções. Use o bom senso e você estará bem.
Estas orientações aplicam-se a cosplay Hetalia, mas eles podem ser aplicados a outros eventos fandoms referência histórica.

Siga as regras do evento.
Muitos eventos(não só evento, mas sim a sociedade em sua maioria) proíbem os símbolos historicamente sensíveis, como suásticas.
Tem pessoas trabalhando muito duro para organizar estes eventos, e eles têm todo o direito de controlar o que acontece na sua convenção.

Siga as leis do seu país.
Esta parte é principalmente para orientações cosplay em locais como os EUA (não quer dizer que não possa ser aplica ao Brasil), mas outros países têm leis sobre o imaginário histórico e nacional. Por exemplo:
- A suástica é proibida na Alemanha e na Áustria.
- França tem legislação semelhante, proibindo a exibição de imagens nazistas.
- O Comunismo foice e o martelo e a Estrela Vermelha são proibidas em muitos países que a ex-União Soviética ocupava, como a Hungria, Letônia, Lituânia e Polônia
** No Brasil **
> No Brasil, o uso da suástica para fins nazistas é crime, de acordo com a lei 7.716 de 1989 (com alterações da lei 9.459, de 1995), como dispôe o parágrafo primeiro do seu artigo 20:
§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
> No Brasil o comunismo e seus respectivos símbolos não são proibido (tem até um partido, sem querer fazer propaganda), mas mesmo que estes não sejam proibidos no país, esteja ciente do efeito que têm sobre as pessoas e as razões pelas quais eles são banidos em outros países (sabemos que você quer divulgar um bom cosplay de Hetalia pra todo mundo, literalmente).

Também tenha em mente as leis relativas à utilização civil de uniformes militares. (Apesar de uniformes Hetalia normalmente diferentes dos uniformes militares na vida real). Isto se aplica particularmente fora do centro de convenções.
** No Brasil **
> Art. 162. Despojar-se de uniforme, condecoração militar, insígnia ou distintivo, por menosprêzo ou vilipêndio: Pena - detenção, de seis meses a um ano. Parágrafo único. A pena é aumentada da metade, se o fato é praticado diante da tropa, ou em público.
> Art. 171. Usar o militar ou assemelhado, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia de pôsto ou graduação superior: Pena - detenção, de seis meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave. Uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar por qualquer pessoa
> Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena - detenção, até seis meses. Abuso de requisição militar

Pense.
Cuide seu comportamento, dentro ou fora dos eventos.
É fácil se deixar levar pelo momento, pense mais sobre o seu "caráter". Você não é realmente o seu personagem, nem tudo pode ser feito.
Em geral:
- Cuidado com o contato físico em público. O que pode ser yaoi entre dois personagens pode ser assédio desagradável para os outros.
- Seig Heils não são comportamentos adequados em espaços públicos. Sério mesmo.

Respeite os países. Honre seu cosplay.
Nós todos amamos Hetalia e suas nações.
Todos os fãs esperam e querem ser respeitados tanto como pessoas quando como cosplayers. Aqui estão algumas dicas:
- Pesquisando: fatos históricos sobre o país, curiosidades, o próprio personagem(como idade, data de aniversário, personalidade) e o seu traje são ótimas maneiras de mostrar respeito pelo personagem e país que representam.
- Idioma: Se você quiser usar pedaços do idioma do seu personagem, não só palavras, mas frases e expressão prontas, você vai parecer um fã mais dedicado/inteligente.
Dicas de sites: English (inglês), Français (francês), Español (espanhol), Deutsch (alemão), Italiano (italiano), Português (português), 普通话 (mandarin), 日本語Nihongo (japonês), Русский (russo), Tiếng Việt (vietnamita)
- Bandeiras: Se o seu traje inclui uma bandeira como acompanhamento, naturalmente não há nada de errado com isso. Certamente adiciona um toque agradável, bem como ajudando a identificar o personagem por aqueles que não conhecem profundamente a série. No entanto, há algo perturbante sobre esse recurso. Esta questão é a maneira pela qual esses "acessórios" são tratados. Lembrando que o respeito vale para qualquer objeto, roupa ou acessório, estampados com a bandeira, por isso queria da ênfase a esta parte. (Sites de compra: recomendo MUITO o E-bay, mas como é internacional e não é qualquer um que compra, tem aqui o Bandeira1 (só acho caro$)
As bandeiras devem:
- Ser mantidas no alto; coloque em um poste ou suporte/manipulador sempre que possível. Tome bastante cuidado com bandeira com tamanhos de 3'x5' ou mais.
- Sejam dobradas e\ou bem guardadas quando não estiverem em uso.
- Ser tratadas com extrema reverance e apreço.
- Sejam respeitadas como você respeitar a si mesmo, seu país e/ou o país de que você está fazendo cosplay.
As bandeiras NÃO devem:
- Tocar ou arrastar no chão. É revoltante ver pessoas fazendo bandeiras de tapetes deitando\sentando em cima delas, uma vez que coloca em risco a bandeira de ficar suja e ser pisada.
- Seja tratada como um simples acessório ou peça de roupa (ou seja: Capa, avental, vestidos, etc)
- Seja joga em qualquer canto, enrugada, amassada, rasgada, queimada. Isso pode ser visto como crime e a última coisa que o Brasil precisa é uma discussão diplomática.
Leve em conta e aplique:
> Art 10. da Lei 5700/71, que a Bandeira Nacional pode ser usada em tôdas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. Deve-se entender que, afora a hipótese de exteriorização do sentimento patriótico, é proibida a utilização da Bandeira para qualquer outro fim e em qualquer outra ocasião. Usa-la de modo e com fim diverso é desrespeitar ou violar a lei.
> Leis mais sobre a bandeira nacional aqui.

Esta não é apenas uma informação para ser utilizada em cosplay, mas vale para a utilização de bandeiras em todas e quaisquer circunstâncias. Então, se você se usa bandeiras em cosplay Hetalia ou conhece outras pessoas que o façam, por favor, passe essa informação a eles. Não só este vai manter a sua bandeira em bom estado, mas também vai homenagear a nação que você está retratando. Se você não se importa e não quer tomar o momento de mostrar o devido respeito por uma bandeira (ou é simplesmente muito difícil para você fazer isso), eu não recomendaria usar uma. Eu não quero ser rude, mas este é apenas uma opinião, e você corre o risco de ofender alguém, se você não prestar atenção no que faz com seu cosplay.
Então, por favor, respeite o sua nação. Respeite sua bandeira.

Tenha cuidado extra em espaços públicos de não-evento. Photoshoots às vezes são realizadas fora do centro de convenções, onde as pessoas não estão cientes de que as imagens de países associados e uniformes militares são apenas cosplay. É ainda mais importante estar no seu melhor comportamento. Devido à presença do público, é mais provável que seu comportamento terá conseqüências no mundo real.

Orientações para os organizadores de photoshoots ou outros eventos Hetalia:
Especialmente se você for um organizador novo, recomendamos que defina as regras de comportamento e vestuário (tiradas daqui ou outro local). Basta manter-se vigilante e firme. Temas e problemas mais comuns incluem:
- Imagens fascista, como braçadeiras com suásticas, a saudação nazista e a bandeira nazista (que seu uso já fora citado).
- Tratamento desrespeitoso das bandeiras; varia conforme a localização.
- Contato físico inadequado\indesejado.

Finalmente, algo que se aplica a todos nós, cosplay ou não:
- Não tenha medo de falar, se você ver um comportamento ignorante ou desrespeitoso, ou contar uma organização de evento. Eu sei que isso pode ser difícil de corrigir. Pode se sentir como "estraga prazer" eles. Mas é a melhor coisa, para os fãns, e talvez acima de tudo, para você.

Um comentário:

  1. Perfeito!!! Exatamente o tipo de coisa que todos deveríamos ler e o cuidado que deveríamos ter! Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir